Nesta segunda-feira (05) o Banco Central liberou o cadastro para chaves do PIX, um novo sistema de pagamento onde será possível fazer transações digitais com maior facilidade. São mais de 600 instituições financeiras que já podem receber o registro dessas chaves. Se o seu banco é uma delas, então aprenda agora como realizar o seu cadastro das chaves do PIX no seu banco.
O que são as chaves do PIX?
Você precisará das chaves para realizar pagamentos pelo sistema. Ela é a forma de identificar o usuário, assim não será mais preciso que você informe agência e conta bancária para fazer a transação. Será possível vincular para uma chave informações como, CPF, o número de celular, o endereço de e-mail ou criar um código aleatório. No entanto, duas instituições diferentes não podem gerar chaves a partir dos mesmos dados: se você utilizou o CPF em um banco, é necessário usar o telefone, o endereço de e-mail ou código personalizado em outra instituição.
Como Cadastrar Chaves?
É bem parecida a forma de cadastrar chaves em cada instituição. No app de seu banco você encontrará um ícone de acesso ao PIX, clique nele e a partir daí começarão as fases para gerenciamento dessas chaves.
O Banco do Brasil já possui uma área dedicada ao Pix, com espaços para os pagamentos. Porém, essas funções só serão liberadas em novembro. O processo funciona a partir do ícone na tela inicial.
Pelo app da Caixa, basta selecionar o ícone do Pix no menu do Internet Banking. Em seguida, os usuários poderão fazer o cadastro de chaves.
Pelo Banco Santander, você encontra a opção do Pix ao abrir o menu lateral do aplicativo. Selecionando a aba, é possível gerenciar e registrar suas chaves.
No Itaú, o Pix é encontrado no menu de ações, seguindo para o cadastro das chaves usando as opções de cadastro.
No MercadoPago, a opção também é disponibilizada na tela inicial. Pressione o ícone para avançar à tela de registro de chaves.
Como foi dito acima, o processo é bem similar entre todas as instituições. A grande diferença do Pix para o DOC e o TED consiste na possibilidade de realizar transferências de dinheiro a qualquer dia e hora, fazendo com que o recebedor tenha acesso ao dinheiro na conta poucos segundos após a transação. Fora isso, todo o processo é simplificado por conta às chaves.