A terceira fase do PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA (PMCMV) que beneficiará cerca de 2 milhões de famílias até 2018, se iniciará neste mês de março. Segundo dados do governo o programa deve entregar até o final de 2017 cerca de 510 mil casas e apartamentos populares. Até o momento já foram beneficiados mais de 1,5 milhões de famílias em todo país. Neste artigo mostraremos como se inscrever no programa, pré-requisitos, documentação necessária e demais informações.
INSCRIÇÕES MINHA CASA MINHA VIDA 2017
As inscrições são feitas em sua grande maioria diretamente pelo site das Prefeituras Municipais, das Secretarias de Habitação e das Companhias de Habitação da prefeitura da cidade que reside o candidato ou diretamente nas sedes administrativas do município. Mas fique atento e deixe sempre seu cadastro atualizado pois o PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA (PMCMV) não possui um calendário definido.
PRÉ-REQUISITOS
Os pré-requisitos para se inscrever no PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA são :
- Não ter recebido benefícios de programas habitacionais da União;
- Não estar cadastrado no SIACI e/ou CADMUT (exceção para operações de aquisição de Material de construção)
- Não estar inscrito no CADIN – Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal;
- Ser maior de 18 anos de idade (ou emancipado)
- Não possuir imóveis próprios;
- Renda Familiar de até R$ 1.600,00.
DOCUMENTAÇÃO
A documentação deve ser entregue somente após ser contemplado no sorteio do PROGRAMA MINHA CASA , MINHA VIDA em local indicado no dia do sorteio, os documentos necessários são:
- Carteira de identidade (RG) ou documento oficial com foto e filiação;
- Identidade de estrangeiro se necessário;
- CPF
- Certidão de nascimento se solteiro, certidão de casamento ou certidão de casamento com overbação da separação
SORTEIOS MINHA CASA MINHA VIDA
Após a inscrição e a aprovação do cadastro pela prefeitura, a família passa a participar de sorteios públicos, famílias moradoras de área de risco, idosos, pessoas com deficiência física, e mulheres responsáveis pelo sustento familiar tem prioridade. A família sorteada deve comparecer no local que será divulgado no dia do sorteio, onde será avaliada pela Caixa. Sendo atendidos todos os critérios do PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA (PMCMV), é feita então a assinatura do contrato e o financiamento de até 120 meses. O valor da parcela é de até 5% da renda bruta familiar mas nunca ficando abaixo de R$ 25,00.
Se preferir, ligue para a Central de Atendimento para maiores informações sobre o programa.
O telefone é 0800 726 0101, o atendimento é realizado 24 por dia para todo o Brasil.
Ou acesse o site: http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/minha-casa-minha-vida/Paginas/default.aspx