COMO ADQUIRIR CARTEIRA DO IDOSO 2024

Carteira do Idoso: Benefícios e Como Adquirir

O que é a Carteira do Idoso?

A Carteira da Pessoa Idosa é um documento importante que facilita o acesso a benefícios de transporte interestadual para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos. Este documento, emitido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, possibilita:

  • Acesso a duas vagas gratuitas por veículo em transportes interestaduais.
  • Desconto mínimo de 50% no valor das passagens interestaduais.




Quem Pode Utilizar Este Serviço?

Pessoas idosas (acima de 60 anos) cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e que possuem renda individual de até dois salários mínimos podem solicitar a Carteira da Pessoa Idosa.

Caso a pessoa idosa não esteja cadastrada no Cadastro Único, ela deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo para orientação e inscrição no sistema.

Como Adquirir a Carteira do Idoso?

Existem duas formas principais para adquirir a Carteira da Pessoa Idosa:

  1. Pela Internet:



    • Acesse o site Carteira do Idoso.
    • Faça login na plataforma gov.br.
    • Emita a carteira digitalmente e guarde ou imprima o documento.
  2. Pelo CRAS:
    • Visite o CRAS mais próximo de sua residência.
    • Informe os dados pessoais como CPF, nome ou NIS ao técnico do CRAS.
    • O prazo para emissão da carteira, após a inscrição no Cadastro Único, pode ser de até 45 dias.

Documentação Necessária





Para ambos os métodos, é necessário o Número de Inscrição Social (NIS), gerado pelo Cadastro Único.

Tempo de Espera

  • Emissão Online: Imediata.
  • Emissão pelo CRAS: Até 45 dias após a inscrição no Cadastro Único.

Outros Detalhes

  • Validade e Verificação: A carteira contém um QR Code ou código alfanumérico para verificação de validade.
  • Comprovação de Renda: Idosos que já possuem outros meios de comprovação de renda não necessitam da carteira para obter os benefícios, mas a utilização da carteira simplifica o processo.

Participação nos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos

Idosos também são incentivados a participar dos Conselhos de Usuários(as) de Serviços Públicos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Estes conselhos permitem que os usuários contribuam com avaliações e propostas de melhorias para os serviços públicos.

Direitos e Atendimento

Conforme a Lei nº 13.460/17, os usuários têm direito a um atendimento respeitoso, acessível e eficiente. O atendimento prioritário é garantido para pessoas com deficiência, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos, conforme a Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.

Informações e Contato

Para mais informações ou dúvidas sobre a Carteira da Pessoa Idosa, entre em contato com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome pelo telefone 121 ou acesse a plataforma Fala.BR para sugestões, elogios, reclamações e denúncias.

Conclusão

A Carteira da Pessoa Idosa é um recurso essencial para garantir o direito ao transporte interestadual gratuito ou com desconto, promovendo maior acessibilidade e qualidade de vida para a população idosa de baixa renda no Brasil.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.