INSCRIÇÃO PARA ENCCEJA EM 2021 ABERTA

Começou nessa segunda-feira (11 de janeiro) as inscrições para o ENCCEJA 2021 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. A abertura das inscrições para a certificação de conclusão do ensino fundamental e ensino médio para aquele que ultrapassaram a idade escolar foi divulgada através do INEP.

Para realizar o exame de certificação do ensino fundamental o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova. Já para a certificação do ensino médio, a idade requerida é 18 anos completos. Veja abaixo como realizar a sua inscrição para ENCCEJA 2021.

INSCRIÇÃO ENCCEJA 2021




A inscrição do Enceja é gratuita e poderá ser realizada a partir das 18h do dia 11/01 através do site do governo federal até o dia 22/01. O login agora é único no portal do governo, que visa centralizar todos os dados do cidadão. Lembrando que antigamente as inscrições do Encceja ocorriam através do site do INEP.

Com o objetivo de unificar todos os serviços digitais de órgãos públicos, o governo decidiu que a inscrição para o ENCEJA em 2021 também deverá ser realizada através do portal e para isso o interessado deverá se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços da União.

Para aqueles que se inscreveram na edição passada do Exame (2019), mas não compareceram e não justificaram a sua ausência deverá pagar uma multa de R$ 40,00 por conta dos custos de organização do órgão e impressão de provas. Se esse é o seu caso, você deverá realizar pagamento através de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser gerada no sistema de inscrição. A guia pode ser paga em qualquer banco e lotérica até a data de vencimento constante no documento.




Detalhes Prova Encceja 2021

Os inscritos na edição 2020/2021 passarão por quatro provas objetivas, além da redação. Para a certificação no ensino médio, as provas envolverão as seguintes áreas de conhecimento:

Ciências da natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia);
Matemática e suas tecnologias;
Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física); e redação;
Ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Já as provas de certificação do ensino fundamental terão conteúdos de:

Ciências;
Matemática;
Língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), artes, educação física e redação;
História e geografia.




Cada uma das provas terá 30 questões de múltipla escolha e a redação valerá 5 pontos.
A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação. Para Língua Estrangeira Moderna, o participante realizará as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.

Data da prova:
– 25 de abril de 2021
Horário:
– manhã: portões de acesso aos locais de provas abertos às 8h e fechados às 8h45 – Prova: 9h às 13h
– tarde: portões de acesso aos locais de provas abertos às 14h30 e fechados às 15h15 – Prova: 15h30 às 20h30

O cálculo das notas nas provas objetivas tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). O desempenho do participante na prova objetiva, calculado com base na TRI, será quantificado em cada prova numa escala de proficiência com média 100 e desvio-padrão de 20 pontos. A nota global da redação será atribuída numa escala que varia de 0 a 10.



One Response

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.