O MEDIOTEC é uma nova ação do PRONATEC que beneficia estudantes do ensino médio de escolas públicas. A intenção do MEDIOTEC 2017 é disponibilizar uma formação profissional e técnica aos ensinos básicos de ensino médio em tempo integral. Estudantes do ensino médio de escolas públicas do Brasil terão mais oportunidade em 2017 de realizar curso técnico no contraturno das aulas regulares.
MEDIOTEC 2017
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Bolsa-Formação, vai ofertar 82 mil vagas em cursos de longa duração, com pelo menos 800 horas de aula. Um aumento de quase dez vezes em relação a 2016, que registrou nove mil jovens matriculados nesse tipo de curso. “Além disso, o programa passa, em 2017, a ter novos indicadores de monitoramento e avaliação da política”, explica o ministro da Educação, Mendonça Filho. “Em vez de número de matrículas, terá como parâmetros os impactos e resultados da oferta de cursos técnicos, com base em aspectos socioeconômicos e fatores que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional do egresso.”
Esse novo programa dará aos alunos envolvidos uma chance muito maior quando terminarem o ensino médio, já que elas terão, além do ensino médio, o ensino técnico para complementar sua formação e aumentar sua empregabilidade.
Esses cursos deverão ser de carga horária em dobro, com aulas do ensino técnico ocorrendo depois das aulas do ensino médio. Não foi informado ainda se os alunos terão ambos os cursos dentro da mesma instituição em período integral, seria uma boa chance para os adolescentes mais pobres, tendo assim, fácil acesso.
INSCRIÇÃO MEDIOTEC 2017
Além do MedioTeC, o MEC vai fomentar em 2017 a oferta de cursos de qualificação profissional nas modalidades de formação inicial e continuada, além de garantir a continuidade dos cursos iniciados em anos anteriores. No entanto, o planejamento de novas vagas dependerá da aprovação pelo Congresso Nacional do orçamento de R$ 805 milhões destinado ao PRONATEC. Ainda não foram divulgadas as inscrições, pois aguarda o Congresso a aprovação, provavelmente ocorrerá assim como o PRONATEC.
Para mais informações acesse:
portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/43591-em-2017-pronatec-ofertara-quase-10-vezes-mais-vagas-em-cursos-tecnicos-a-alunos-do-ensino-medio
Como o beneficiário do MedioTec será o aluno do ensino médio das redes públicas de educação, a seleção ficará a critério das secretarias estaduais, em conformidade com as diretrizes definidas pelo MEC. A ideia é estimular parcerias entre as instituições ofertantes e as empresas da região no sentido de que os estudantes sejam absorvidos na condição de aprendizes ou estagiários durante a realização do curso. “O foco será o ensino médio porque o índice de desemprego no Brasil é maior entre os jovens, mas vamos direcionar as vagas para os cursos de acordo com as necessidades de mercado”, assinala a secretária.