INSCRIÇÃO ONLINE

RESTITUIÇÃO IMPOSTO DE RENDA 2023 – TERCEIRO LOTE – RECEITA FEDERAL

Receita abriu nesta segunda, 24 de julho, consulta ao TERCEIRO lote de restituição do IRPF 2023. Confira abaixo as principais informações de como consultar e restituir o seu Imposto de Renda.

Hoje segunda-feira (24) a partir das 10 horas, ficará disponível a consulta do terceiro lote de restituição do IRPF 2023. Este lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.

São mais de 5,6 milhões contribuintes e o crédito bancário será realizado no dia 31 de julho no valor somado de R$ 7,5 bilhões. Todo este valor é destinado a contribuintes que possuem prioridade legal, sendo idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Dados Detalhados:





95.047 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
16.536 contribuintes idosos acima de 80 anos;
9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
3.879.049 contribuintes que receberam prioridade por terem optado por receber a restituição via PIX ou utilizado a declaração pré-preenchida;
1.600.964 não prioritários que entregaram a declaração até 23 de março de 2023.

Como Consultar Restituição 2023





Veja passo a passo de como consultar sua Restituição do Imposto de Renda 2023.

– acesse o site da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal);
– clique em “Meu Imposto de Renda“;
– em seguida clique em “Consultar a Restituição“.

Após isso irá abrir a página com orientações e os canais de prestação do serviço, assim permitindo uma consulta simples ou uma consulta completa da situação da declaração, através do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

É possível também fazer essa consulta através de aplicativo para tablets e smartphones. No APP é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Calendário de Pagamentos 2023





1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro

Pagamento não realizado. E agora?

Caso identifique alguma pendência na declaração, você poderá retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

Vale lembrar que o seu pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária que você informou durante a Declaração de Imposto de Renda. Caso identifique que o pagamento não foi realizado, fique tranquilo. O valor ficará disponível para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088.

Malha Fina



Aqui está um dos motivos mais temidos por aqueles que possuem alguma pendência em sua declaração, impedindo que o pagamento seja realizado.

O contribuinte pode identicar que caiu na “malha fina” através do extrato do Imposto de Renda, que pode ser acessado atráves do site da Receita federal.

Lá será necessário que você utilize o código de acesso que é gerado no próprio site da Receita Federal ou certificado digital emitido por alguma autoridade que seja habilitada ao serviço.

Aqueles que encontrarem situação de malha, deverão corrigir essa inconsistência provando que sua declaração está correta e só assim a restituição será liberada.

Sair da versão mobile